terça-feira, 27 de maio de 2014

Justificativa

Com a promulgação da Lei n°11.645, de 10 de março de 2008, que incluiu a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da Educação Básica, pública e privada, as instituições de ensino necessitam  promover atividades que despertem na comunidade escolar a consciência sobre as problemáticas sociais que envolvem os povos indígenas e os afrodescendentes, objetivando erradicar a prática do racismo, da exclusão social e valorizar as culturas indígenas e afrodescendentes. 
Dessa forma, a execução do projeto 'Arte e discussão: valorizando a cultura indígena e afrodescendente no IFRS Câmpus Erechim' justifica-se, pois contém inúmeras atividades que objetivam promover a conscientização dos participantes, voltando a atenção para as problemáticas dos dois segmentos da população que historicamente foram violentados pela sociedade e marginalizados. Nesse sentido, os indígenas e os afrodescendentes necessitam de ações afirmativas, como uma forma de reparação dos danos causados pela exploração e exclusão, que ocorreram ao longo de vários séculos e que ainda ocorrem. As instituições de ensino não podem se omitir diante das injustiças cometidas e devem tornar-se um ambiente propício para fomentar discussões sobre essa temática e promover a inclusão e a valorização das culturas indígenas e afrodescendentes.

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