quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Ruby Bridges completa 60 anos de vida

O aniversário de Ruby Bridges foi há alguns dias mas deve ser comemorado por todos! 

Ruby foi a primeira criança negra a ir para a escola, com o fim da política de segregação racial nos EUA, em Nova Orleans, em 1960.


Seu primeiro dia de aula foi marcado por xingamentos, medo, racismo. A escola, pasmem, estava vazia, pois os pais não deixaram seus filhos frequentarem o ano escolar com a presença de Ruby. Também não havia professores, apenas umeducador quis dar aula para Ruby. Seus pais foram severamente ameaçados. E, durante meses, ela teve que ir e voltar da escola acompanhada por 4 policiais.

E mesmo quando objetos e xingamentos eram jogados contra seu corpo, com 6 anos de idade, Ruby não desistiu, não chorou, sequer fraquejou. Era uma pequena soldada - palavras de Charles Burks, um dos quatro policiais que a escoltavam.

No ano seguinte, Ruby não estava mais sozinha na escola. Inspirados por sua coragem e pela de sua família outras crianças negras foram matriculadas.





Parabéns Ruby por seus 60 anos de vida!


Vale lembrar que em 1998 foi feito o filme contando a história de Ruby Bridges, mostrando a luta para combater o preconceito e o racismo. 


Fonte: Revista Afirmativa

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Sessão de Cinema com o filme 'Duelo de Titãs'

Na última quinta-feira, 16, realizamos uma sessão de cinema com o filme 'Duelo de Titãs' para refletir sobre questões como o preconceito, o racismo, a valorização do próximo e sobre a aceitação das pessoas  diferentes dos padrões sociais de beleza, comportamento e condição física.

Após o filme foram realizadas duas dinâmicas de grupo, que auxiliaram na reflexão dos temas propostos. Os estudantes participaram ativamente das dinâmicas e refletiram sobre alguns exemplos de preconceito e exclusão que podem ser encontrados no dia a dia.

Agradecemos a todos que participaram e convidamos para participarem da próxima palestra, que ocorrerá no dia 30 de outubro, às 17 horas no IFRS Câmpus Erechim com o tema "A cultura Kaingang", com Danilo Braga.